FAQ

 

Q 1. O que é a Marca Parques Com Vida?

 

A Marca Parques Com Vida é um símbolo distintivo a atribuir a empresas prestadoras de serviços (alojamento, restauração, Pontos de venda e animação turística e ambiental) em territórios abrangidos pela Associação Parques Com Vida.

 

A Marca assenta em quatro princípios:

 

- Território – a estratégia da Marca assenta na valorização do território; PCV (Princípios, objectivos)

 

- Qualidade – apenas a aposta na qualidade dos serviços prestados pode constituir uma real mais valia no mercado da oferta turística;

 

- Ambiente – o respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade das actividades locais;

 

- Social – a dimensão social da Marca PCV confere-lhe a coesão interna imprescindível à sustentabilidade desta.

 

Q 2. Que imagem transmite a Marca?

O logótipo da Marca é formado por um ponto amarelo,                          

um prisma identitário de várias cores e uma base verde.

Reflecte um pensamento comum (ponto amarelo – cabeça), partilhado por vários membros (prisma identitário), que assenta no princípio das Áreas Protegidas (base verde).

 

AZUL

Eixo QUALIDADE | Serviço ALOJAMENTO

AMARELO

Eixo TERRITÓRIO | Serviço PONTOS DE VENDA

VERDE

Eixo AMBIENTE | Serviço ANIMAÇÃO TURÍSTICA

VERMELHO

Eixo SOCIAL | Serviço RESTAURAÇÃO

 

 

 

Q 3. Qual é a estratégia da Marca?

 

 Partindo do princípio de que a estratégia passa por “promover os territórios fora, para os consumir dentro”, a Marca elegeu como objectivos centrais estruturantes:

 

- Capitalizar a imagem turística dos Parques em favor dos actores locais;

 

- Organizar a oferta turística dos territórios;

 

- Despoletar cumplicidades efectivas entre actores locais;

 

- Desenvolver estratégias de marketing territorial;

 

- Melhorar o nível dos serviços prestados;

 

- Contribuir para a identificação dos actores locais com os propósitos de gestão das áreas protegidas

 

Q 4. Quais as vantagens para a empresa em aderir à Parques Com Vida?

 

Aderir à Parques Com Vida significa:

 

- Pertencer a uma rede de territórios e prestadores de serviços (alojamento, restauração, pontos de venda ao público, animação turística e ambiental), que subscrevendo um compromisso comum (compromisso Parques com Vida), adoptam uma estratégia de promoção conjunta;

 

- Associar à empresa a imagem turística dos Parques dos respectivos territórios;

 

- A promoção em eventos nacionais e internacionais;

 

- Empreender um caminho de melhoria da qualidade dos serviços prestados, valorização dos recursos endógenos dos territórios, adopção de conduta ambiental e social responsável;

 

- Exploração do mercado turístico associado ao turismo de natureza.

 

 

 

Q 5. Qual o papel da Associação Parques Com Vida?

 

A Associação Parques Com Vida (APCV) tem por papel primordial

 

“…gerir, promover/divulgar e controlar a marca “Parques Com Vida…”,

 

através de, entre outras, a realização de estudos, formação profissional e gestão do merchandising.” Nomeadamente:

 

- Assegurar as acções de gestão corrente e estratégica da Marca; Identificar, conceber e implementar acções promocionais da Marca;

 

- Desenvolver estudos;

 

- Realizar acções de formação profissional.

 

 

Q 6. Qualquer território pode ser abrangido pela APCV?

 

Não. A Parques Com Vida apenas poderá abranger territórios de Parques pertencentes à Rede Nacional de Áreas Protegidas estatutariamente reconhecidos pela APCV, como sendo territórios da sua abrangência

 

 

 

Q 7. O que é o Compromisso Parques com Vida?

 

O Compromisso Parques Com Vida é um conjunto de regras subscritas pelos agentes económicos. Estas organizam-se em dois níveis e quatro eixos.

 

A um primeiro nível, um conjunto de Requisitos de Adesão request como condição prévia de entrada no sistema da Marca;

 

A um segundo nível, o aderente tem de assumir um Programa de Melhoria de natureza temporal e correspondente ao período de outorga da Marca, dois anos, durante os quais o aderente assume um Plano Individual de Acções de Melhoria do seu desempenho.

 

Os quatro eixos:

 

- O território, na medida em que toda a estratégia da Marca assenta na valorização do território PCV, na sua promoção externa e no seu consumo interno como garantia de que a cadeia de valor acrescentado é máxima no conjunto dos agentes do território directa e indirectamente envolvidos na Marca PCV;

 

- A qualidade, na medida em que apenas uma aposta na qualidade dos serviços prestados pode constituir uma real mais valia no mercado da oferta turística nos mercados externos que a mais valorizam;

 

- O ambiente, na medida em que o respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade destas actividades e constituem marca distintiva dos territórios PCV comparativamente a outros destinos turísticos;

 

- O social, na medida em que a dimensão social da Marca PCV confere-lhe a coesão interna imprescindível à sustentabilidade de uma estratégia de desenvolvimento do grupo/conjunto de aderentes do território e demais entidades e beneficiários locais envolvidos na Marca PCV.

 

Q 8. Como pode a empresa aderir à Parques Com Vida?

 

1. O PROPONENTE MANIFESTA INTERESSE NA CANDIDATURA

 

O Agente económico (Alojamento, Restauração, Pontos de Venda ao Público e Animação Turística) formaliza a intenção de apresentação de candidatura à Marca PCV. Esta deve ser efectuada junto da Associação Parques Com Vida (APCV) ou junto da Associação de Desenvolvimento Local (adiante ADL) do respectivo território por carta, fax, e-mail ou presencialmente.

 

A Entidade Receptora disponibiliza, ao potencial aderente, o dossier de candidatura assim como o resumo dos procedimentos a adoptar e demais informação sobre a instrução do processo.

 

2. FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

 

O Potencial aderente reúne todos os documentos necessários à efectivação da candidatura e envia-os para a Entidade Receptora atrás definida, que lhe confirmará a formalização da mesma.

 

3. VISITA DE AVALIAÇÃO

 

A fim de verificar a conformidade de todo o processo e o cumprimento de todos os requisitos ou normas de adesão definidos no Regulamento da Marca e no Compromisso PCV em específico, é realizada uma visita de avaliação às instalações para avaliar a conformidade e o cumprimento de todos os requisitos.

 

4. ANÁLISE DO PROCESSO

 

A Direcção da APCV, solicita ao Conselho da Marca que se pronuncie sobre:

 

- A conformidade e o cumprimento de todos os requisitos;

 

- A adesão efectiva e atribuição da Marca (elaboração do parecer final).

 

Caso o Conselho da Marca entenda necessário, poderá convocar o técnico que executou a visita de avaliação.

 

A avaliação do processo de candidatura pode determinar a necessidade de se efectuarem consultas e pedidos de parecer técnico a outras entidades ou peritos nas matérias específicas, bem como solicitar mais elementos ou esclarecimentos ao proponente.
A análise do processo de candidatura não poderá exceder os 30 dias úteis (20 dias para análise técnica e 10 dias para tomada de decisão da APCV).

 

5. COMUNICAÇÃO DA DECISÃO SOBRE O PEDIDO DE ADESÂO

 

Uma Marca de Qualidade, como é o caso da Marca PCV, limita o acesso/exclui aderentes que não cumprem o Regulamento da Marca, em geral, e o Compromisso PCV, em particular. Pelo que se reserva o direito de aprovar ou reprovar a adesão de novos aderentes. No caso da decisão ser negativa, o proponente dispõe de 30 dias para apresentar recurso, devidamente fundamentado, podendo repetir todo o processo, até regularizar a situação, dispondo de um prazo máximo de 6 meses para o efeito, findo o qual, o processo fica sem efeito.

 

Não há lugar a novo pedido de reapreciação antes de passado um ano sobre a data da última decisão proferida.

 

6. FORMALIZAÇÃO DO ADERENTE ENQUANTO ASSOCIADO DA APCV

 

No caso da Decisão ser positiva, deverá o aderente formalizar-se COMO associado da Associação Parques Com Vida e assinar o Contrato que o vinculará à Marca por dois anos, com as regras de uso, manutenção e renovação do pedido e o Compromisso Parques Com Vida, recebendo finalmente o Kit Parques Com Vida.